Reportagem de Rene Almeida
Dica Saudável: benefícios do consumo de jambú, com Yara Mendes
Ouça!
O jambú é uma planta originária da Região Amazônica, cultivada em outras regiões do mundo, sendo encontrada no sudoeste asiático, muito conhecida como abecedária, agrião-bravo, entre outros. A planta é utilizada em diversas receitas típicas como o tacacá e tucupi devido ao sabor picante.
Conheça alguns benefícios do consumo de jambú:
POSSUI AÇÃO ANTIOXIDANTE E VASORRELAXANTE: a planta medicinal possui um composto, denominado de escopoletina, dotado de ação antioxidante e vaso-relaxante. A ação antioxidante combate os radicais livres que são causadores de doenças, como o câncer, além de promover o envelhecimento precoce. Já a ação vaso-relaxante diminui a tensão vascular.
AUXILIA NO TRATAMENTO DE CONDIÇÕES DE SAÚDE: é utilizado para auxiliar no tratamento de uma série de condições que afetam o organismo, como candidíase, herpes, dor de dente, fraqueza, problemas de pele, tosse e gengivite.
RICO EM VITAMINA C: além das folhas serem consumidas frescas, pode ser extraído o óleo, que é riquíssimo em vitamina c, muito benéfico para a pele, olhos, cabelos, unhas, além de auxiliar no ganho de massa muscular e na queima de gordura.
Por fim, POSSUI EFEITOS AFRODISÍACOS: a planta está associada ao aumento da testosterona, principal hormônio masculino, ligado ao sistema reprodutivo e a sexualidade, além de exercer funções relativas a massa muscular e a densidade óssea.
Vale ressaltar, que a utilização da planta para fins medicinais deve ser feito com orientação médica. Além disso, não é indicado para mulheres grávidas.
No mais, é cuidado e atenção!
Com essas dicas saudáveis, aproveite bem o seu dia!