
Os testes foram realizados com seleção prévia de pacientes com risco de lesões de cárie (Arquivo Pessoal)
O projeto de pesquisa “Uso de materiais com partículas bioativas para prevenção de cárie: estudo in vivo e in vitro” é uma iniciativa de pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob coordenação da Prof.ª Dra. Leily Macedo Firoozmand, do Departamento de Odontologia I, com financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
Os recursos bioativos têm atuação, não só preventiva, mas também terapêutica, à medida que podem evitar o aumento da lesão no dente causada pela cárie, devido às características remineralizadoras e antimicrobianas.
Ouça!
Para a pesquisadora, o diferencial em relação aos recursos convencionais é que eles podem “interagir com os tecidos [biológicos] e vão se tornar parte do esmalte da dentina […] o equilíbrio mineral se restabelece, quando esses materiais são capazes de atuar mais efetivamente”.
São materiais desenvolvidos no Laboratório de Biomateriais (Biomma), do Curso de Odontologia, sob coordenação do Prof. Dr. José Roberto de Oliveira Bauer.
Foram testados a partir do split-mouth (boca dividida), ou seja, com materiais já consagrados e disponíveis no mercado, em metade da boca, e os bioativos na outra.
Os testes foram realizados com seleção prévia de pacientes com risco de lesões de cárie. Os pesquisadores, alunos bolsistas de diferentes níveis (graduação, mestrado e doutorado) veem a proposta como um caminho promissor, com evolução contínua e progressiva.
Produção: Joelma Baldez
Áudio: Marcos Belfort
Confira também no Spotify
ATENÇÃO! Se você, cientista e quiser apresentar a sua pesquisa no Rádio Ciência, ou no Rádio Ciência Entrevista, entre em contato via DM no Instagram
Participe também do Media Training gratuito para pesquisadores da Fapema: Google Docs
Instagram | CANAL WHATSAPP | Spotify | Deezer | Amazon Music | Apple Podcasts
São Luís – MA
2025