Pesquisadora da Fapema aborda dramaturgia, memória e autoficção no Boi da Liberdade

0

Destacar a importância de contar histórias que revelam a pluralidade da identidade nacional, priorizando vozes historicamente silenciadas e valorizando os saberes culturais locais. É o que propõe a pesquisa “Memórias em ‘Maranhês’: uma jornada de criação dramatúrgica performativa na autoficção”, de autoria de Necylia Maria da Silva.

Ela realiza pesquisa-criação, sob orientação da Profª. Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra para desenvolvimento de um espetáculo teatral junto com o Grupo Cena Aberta, tendo como base as narrativas do livro “Memórias em Maranhês: A casa”, também de sua autoria. O livro foi publicado em 2022, pela editora independente Juçara Cartonera.

OUÇA!

A pesquisa levanta questões relacionadas, tanto ao ato criativo, como aos procedimentos dramatúrgicos ligados à encenação.

Os três anos de montagem do espetáculo e os quatro de pesquisa de doutorado produziram diversos resultados, entre eles: uma leitura dramática pelo Centro Cultural Midrash, no Rio de Janeiro; um curta metragem de teatro de sombras; duas grandes cenas, que compõem o espetáculo; apresentações em festivais; oficinas e outras ações educativas.

Em relação aos caminhos da pesquisa, ela nos conta que trabalha com duas camadas distintas, já que transita entre a sala de ensaio, com a escrita do texto dramatúrgico, e a escrita do texto científico.

Apesar de cada uma ter procedimentos específicos, a autora afirma que eles se retroalimentam.

Durante o processo, a gente fez pesquisa de campo, a gente precisou ir na sede do Boi da Floresta, acompanhar algumas manifestações culturais, como a capoeira, o tambor de crioula, para a gente alcançar esse corpo maranhense que conta essas memórias. Então, algumas pesquisas de campo aconteceram para que uns procedimentos dentro da sala de ensaio se concretizassem em relação ao corpo. Então, eu estou sempre lidando com duas camadas de pesquisa, de metodologia. Uma de uma pesquisadora que tem que escrever uma tese, mas a outra de uma pesquisadora que tem que dar conta de uma encenação”, diz, a autora.

CONTRIBUIÇÕES

A importância do trabalho reside nas reflexões acerca dos fazeres em dramaturgia contemporânea e a ampliação das perspectivas sobre as contribuições da cultura popular maranhense, no campo da performatividade, desde a encenação, corpo e preparação dos atores, na dramaturgia, estética e princípios filosóficos da cena, apresentando perspectivas sobre as contribuições das manifestações do Maranhão para pensar outros modos de fazer teatro.

A pesquisa está sendo desenvolvida na Universidade do Estado de Santa Catarina, por meio do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, no Centro de Artes, Design e Moda, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Produção: Sylmara Durans

Edição de áudio: Marcos Belfort

 

ATENÇÃO! Se você, cientista e quiser apresentar a sua pesquisa no Rádio Ciência, ou no Rádio Ciência Entrevista, entre em contato via DM no Instagram

Participe também do Media Training gratuito para pesquisadores da Fapema: Google Docs

 

InstagramCANAL WHATSAPP | Spotify | Deezer | Amazon Music | Apple Podcasts

São Luís – MA

2025

 

 

COMPARTILHAR.

ESCREVA UM COMENTÁRIO