
A pesquisadora, Samyla Cavalcante, segura o extrato de arroz vermelho finalizado (Acervo do Grupo de Pesquisa Ciência e Tecnologia de Alimentos/UFMA)
A crescente busca por uma alimentação saudável por parte da população brasileira tem impulsionado iniciativas que visam a criação de produtos naturais para consumo.
É nesse cenário que é desenvolvida a pesquisa “Qualidade Nutricional e Sensorial de Bebida Plant-Based”, conduzida pela estudante do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Samyla Cavalcante.
O objetivo foi produzir e testar uma bebida plant based, ou seja, à base de plantas e vegetais. Para isso, o arroz vermelho serviu como base para uma opção mais natural e saudável do leite de origem animal.
OUÇA!
O projeto foi orientado pela Profª. Drª. do Curso de Engenharia de Alimentos, Tatiana Lemos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
“Temos uma nova bebida vegetal em potencial, que pode ser produzida para a venda, devido aos diversos benefícios apresentados. E podendo realizar-se mais pesquisas para melhorá-la ainda mais, enriquecendo com outros nutrientes e combinando com outros ingredientes”, diz a pesquisadora, Samyla Cavalcante.
A pesquisa foi desenvolvida no Grupo de Pesquisa Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFMA, como uma das etapas de produção de um sorvete plant based, e conquistou o terceiro lugar na categoria Popvídeo Ciências, do Prêmio FAPEMA 2024.
Produção: Pedro Batista
Edição de áudio: Marcos Belfort
ATENÇÃO! Se você, cientista e quiser apresentar a sua pesquisa no Rádio Ciência, ou no Rádio Ciência Entrevista, entre em contato via DM no Instagram
Participe também do Media Training gratuito para pesquisadores da Fapema: Google Docs
Instagram | CANAL WHATSAPP | Spotify | Deezer | Amazon Music | Apple Podcasts
São Luís – MA
2025