A Universidade FM recebeu o auditor fiscal e delegado adjunto da Receita Federal em São Luís, José de Ribamar Fernandes, para a gravação de mais uma temporada do programa #TirandoDúvidas, dessa vez, falando sobre proteção do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
A ferramenta “Proteção do CPF”, lançada pela Receita Federal é uma novidade, funcional e gratuita, para proteção do CPF do cidadão, em todo o território nacional. Além disso, abrange todos os órgãos registradores (juntas comerciais, cartórios de registros de pessoas jurídicas e OAB), alcançando todos os tipos jurídicos, incluindo o Microempreendedor Individual (MEI) e o Inova Simples.
O delegado descreveu as especificidades da ferramenta, como a proteção contra tentativas de fraudes de dados e outros detalhes.
“Essa ferramenta ‘Proteção do CPF’, foi desenvolvida pela Receita Federal e implementada a partir de abril de 2024. Ela é muito útil ao cidadão brasileiro, porque impede fraudadores criar empresas com o CPF, para promover fraudes, que são diversas, pode ser lavagem de dinheiro, negócios escusos… Então, a partir do momento que você acessa, e implementa essa proteção, você tem mais segurança para não ser vítima desses golpes de fraudadores que utilizam de maneira indevida o CPF de pessoas, aqui no Brasil”, disse.
O programa #TirandoDúvidas é diluído na programação diária da 106.
Theophilo Moraes
Confira e acompanhe a 106 https://creators.spotify.com/pod/show/universidade-fm-1069-mhz