A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem se destacado no estado como uma das principais instituições que promovem a divulgação científica, desempenhando um papel fundamental na aproximação da comunidade acadêmica com a sociedade.
Prova disso está no projeto “Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão“, coordenado pelas professoras/doutoras do Departamento de Comunicação Social da Universidade, Josie Bastos e Cecília Leite.
A iniciativa visa ampliar e aprimorar as ações de disseminação de pesquisas científicas, utilizando as plataformas de comunicação da UFMA, como a Rádio Universidade FM e a TV UFMA, além de cursos de capacitação para pesquisadores.
A assinatura do acordo de cooperação técnica para que essa parceria fosse colocada em prática, aconteceu nessa terça-feira (21), durante reunião ocorrida na sede da reitoria da universidade – Câmpus São Luís.
Durante o encontro, o reitor da UFMA, professor doutor Fernando Carvalho, destacou a relevância da parceria e da proposta do projeto.
“Trata-se de um acordo voltado à área de comunicação que tem como objetivo a difusão dos conhecimentos produzidos pelos pesquisadores que são financiados pela FAPEMA. Também a preparação desses pesquisadores para que eles possam fazer a divulgação de forma em que a sociedade possa entender o que ele está fazendo, qual o resultado do seu trabalho e a importância desse trabalho para o estado do Maranhão”, observou.
FORMATO
O projeto ganhou forma entre os anos de 2023 e 2024, com a proposta de se fazer da UFMA uma universidade transformadora. Um dos objetivos principais está relacionado ao fortalecimento da divulgação científica no estado, capacitando pesquisadores da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Maranhão (FAPEMA), meta que foca no relacionamento de maneira mais eficaz desses pesquisadores com a mídia, com atenção ao contexto das novas tecnologias da comunicação.
Com esse propósito, serão oferecidos cursos de media training, com ênfase na produção e adaptação de conteúdos para rádio, TV e redes sociais, o que deve refletir na popularização da ciência, conforme ressaltou o Presidente da FAPEMA, Nordman Wall Barbosa de Carvalho.
“Buscamos com essa parceria divulgar ainda mais e difundir a ciência. A ciência é muito importante de ser levada, em todos os seus aspectos, à sociedade. Quando conseguimos popularizar a ciência, nós conseguimos incluir o cidadão no mundo atual”, ponderou.
Para alcançar o que se busca por meio desse projeto, haverá ainda trabalhos juntos a produtos e campanhas de divulgação científica que envolvem a produção de programas na TV e Rádio, a exemplo do programa da Universidade FM, “Rádio Ciência Entrevista“, focado em entrevistas com pesquisadores, o programa recebe semanalmente pesquisadores para divulgação de seus estudos.
Atenção ainda para atividades desenvolvidas pela TV UFMA e a Dcom, observa o Superintendente de Comunicação da UFMA, Pablo Monteiro.
“Esse projeto prevê capacitação para pesquisadores do Maranhão. O que passa pelo como lidar com a imprensa e como divulgar a sua pesquisa. São capacitações junto à Rádio Universidade, com a TV UFMA e com a Diretoria de Comunicação. Nesse processo estão produtos radiofônicos, televisivos e ainda a elaboração de um e-book com relatos de experiência. Há todo um arcabouço teórico-prático que será utilizado nesse projeto para que nós tenhamos uma divulgação científica cada vez mais eficaz. Isso, para que o conhecimento chegue aonde ele tem que chegar: junto à população. Para que essa população saiba como usar esse conhecimento científico ao seu favor, para o exercício-cidadão e para transformar as suas vidas”, esclareceu.
CAPACITAÇÃO
Em relação à capacitação de pesquisadores, um dos pilares do projeto serão os cursos de aperfeiçoamento em media training ofertados aos estudiosos. A capacitação será composta por cinco módulos que, dentre os temas essenciais para a comunicação científica, vão abordar o relacionamento com a imprensa, produção de conteúdo para redes sociais, técnicas de comunicação para rádio e TV, e práticas de entrevistas e apresentações.
O intuito é contribuir para que os participantes desenvolvam as habilidades necessárias para transmitir suas pesquisas de forma clara e eficaz ao público em geral. Nesse contexto, a TV UFMA e a Rádio Universidade FM são peças fundamentais para a implementação das estratégias do projeto.
Com funções educativas e culturais importantes, as emissoras universitárias produzem conteúdos que aproximam a universidade da população. Desse modo, ambas serão os veículos por meio dos quais as ações e resultados das pesquisas serão divulgados. Com a veiculação de inserções, programas e entrevistas, as duas emissoras devem agregar no que pese a visibilidade às pesquisas desenvolvidas no Maranhão.
O projeto visa criar uma cultura de comunicação científica no Maranhão, passando pela capacitação de 150 pesquisadores da FAPEMA e a produção de conteúdo de qualidade que contará com o suporte de 26 bolsistas.
A iniciativa deve beneficiar tanto os pesquisadores quanto a população, ao promover uma maior compreensão dos avanços científicos e tecnológicos. Além disso, as parcerias interinstitucionais estabelecidas entre a UFMA, a FAPEMA, e outras entidades de comunicação, sinalizam para transformar a forma como a ciência é comunicada, extrapolando os muros dos laboratórios onde é produzida, apresentando-se mais acessível à sociedade.
Para a diretora da 106,9, Josie Bastos, “a Rádio universidade tem uma importância e papel fundamental porque ela vai capitanear junto com a TV UFMA e a Dcom, a Superintendência de Comunicação, esse importante projeto. Esse projeto central para a ampliação da divulgação científica. Nesse contexto, iremos propor produtos, programas e também iremos dar media training, contribuindo para a formação desse pesquisador para que ele possa se comunicar melhor com a sociedade, com a imprensa”.
Trata-se do fortalecimento do papel da ciência no desenvolvimento social e econômico da Maranhão, a partir de um esforço colaborativo que sinaliza para o compromisso da UFMA em contribuir para a popularização da ciência, fazendo uso de suas emissoras e a formação contínua de pesquisadores, ligação para a construção de um relacionamento sólido entre a academia e a sociedade maranhense.
(Borges Júnior)
CONFIRA TAMBÉM:
ATENÇÃO! Se você, cientista e quiser apresentar a sua pesquisa no Rádio Ciência, ou no Rádio Ciência Entrevista, entre em contato via DM no Instagram
Participe também do Media Training gratuito para pesquisadores da Fapema: Google Docs